Sara Prata

Foto de Sara Prata

Sara Prata é arqueóloga, membro integrado do IEM desde 2013. Atualmente desempenha funções como investigadora contratada na NOVA FCSH (2020.01697.CEECIND). É formada em Arqueologia pela NOVA FCSH e doutorada em História Medieval pela Universidade de Salamanca (2018). Leciona no Departamento de História da NOVA FCSH desde setembro de 2021.

A sua área de especialização é a Alta Idade Média, focando-se nos espaços rurais através da análise do registo material. Tem participado em diferentes projetos nacionais e internacionais sobre esta temática, organizado reuniões científicas e publicado os seus resultados. Procura avançar sobre a compreensão deste complexo período, reivindicando o papel das comunidades camponesas na transformação do mundo rural e na formação dos processos históricos.

Anteriormente, geriu projetos de arqueologia de salvaguarda. Procura reenquadrar a prática arqueológica de modo a considerar as necessidades específicas dos territórios do interior, promovendo uma divulgação acessível e inclusiva sobre o património cultural.

A sua área de análise é o ocidente peninsular, particularmente o Alto Alentejo, desde uma perspetiva comparada à escala europeia. Está disponível para orientar teses em Alta Idade Média (séculos V-XII) -sobre paisagem e território, cultura material, e práticas funerárias- bem como divulgação patrimonial, em português, inglês e castelhano.

E-mail
saraprata@fcsh.unl.pt