Rui Gil

Foto de Rui Gil

Nascido em 1998, Rui Filipe Cruz Gil é um arqueólogo português que atualmente está a realizar o seu doutoramento em Arqueologia na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Bolseiro da Fundação para a Ciência e Tecnologia em Ambiente Não Académico junto do Museu Municipal de Sesimbra e o Instituto de Estudos Medievais da Universidade Nova de Lisboa, encontra-se a realizar um projeto de investigação com foco no estudo da Arqueologia da Paisagem de Sesimbra entre o Império Romano até à Expansão Marítima Medieval.

Com uma licenciatura em Arqueologia pela FCSH em 2019 e um mestrado pela Universidade de Granada em 2021, participou em conferências sobre temas relacionados com o património e arqueologia de Sesimbra. Desempenhando funções como vogal da Associação Cultural de Cascais desde 2018 e como presidente do Centro de Investigação Cultural de Sesimbra desde 2021, lidera atividades que promovem a preservação e divulgação do património cultural.

Para além do seu trabalho académico, Rui é professor de Cultura e Património na Universidade Sénior de Rotary de Sesimbra desde 2021, onde coordena e leciona disciplinas sobre o património da vila medieval e marítima.

rui.gil_2@hotmail.com