Amélia Aguiar Andrade

Foto de Amélia Aguiar Andrade

Amélia Aguiar Andrade é Professora Catedrática de História Medieval na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (NOVA FCSH). Ocupou inúmeros cargos científicos e universitários, em Portugal e no estrangeiro. Foi coordenadora do curso de doutoramento em História da NOVA FCSH (2011-2013), bem como coordenadora do curso de doutoramento em Estudos Medievais no âmbito de uma parceria entre a NOVA FCSH e a Universidade Aberta (2016-2018), tendo também dirigido o Instituto de Estudos Medievais da mesma faculdade entre 2011 e 2016. Entre o seu currículo internacional, é de salientar que presidiu ao Comité Científico da Associação Europeia para a História Urbana (2012-2014). Durante a sua carreira recebeu 4 prémios e distinções. As suas áreas de investigação estão relacionadas com a história urbana medieval, o estudo dos espaços e poderes na Idade Média e as suas formas de articulação, bem como a exploração dos inquéritos régios medievais como fonte privilegiada de tratamento para estes temas. Participou como investigador principal em 6 projectos e em 23 outros como investigadora. Amélia Aguiar Andrade é autora e co-autora de 6 livros, 3 catálogos de exposições, 54 capítulos de livros (14 em publicações internacionais), 22 artigos em revistas e 3 resenhas de livros. Foi também editora de 22 livros (3 internacionais). Fez parte da comissão organizadora de 45 eventos e participou com comunicação em 83 eventos (16 como keynote speaker e 44 por convite). É ou foi supervisora de 2 projectos pós-Doc, 5 teses de doutoramento e 15 dissertações de mestrado.

amelia.andrade@fcsh.unl.pt