Depois de, em 2023, a Medieval ter organizado um conjunto de sessões onde tivemos a oportunidade de convidar projetos empresariais nas áreas das ciências históricas e da comunicação do património para nos explicarem o seu crescimento e a relação com o meio universitário, em 2024, queremos dar continuidade à organização destas sessões, agora sob o tema: projetos com impacto.

As sessões bimensais, com início no mês de fevereiro, pretendem dar a conhecer projetos que, pela sua natureza, se destacam não só pela sua originalidade e criatividade, mas, sobretudo, pelo impacto gerado ao nível social e/ou económico. São projetos inspiradores nascidos para promover a história, a cultura e o património.

 

Sessão Medieval | 1.ª Sessão |Prelo Prints: Revivendo a Arte da Impressão Manual
Convidado: Jorge Larguito

Sumário:
Prelo Prints é um projeto privado de Jorge Larguito que nasceu do amor pela tipografia e outras formas de impressão, suas técnicas e história.

Desde 2020, Prelo Prints tem sido um centro de criatividade, imprimindo livros, folhetos e produzindo meticulosamente xilogravuras inspiradas em obras dos períodos do final da Idade Média e do início do Renascimento. A singularidade deste projeto não reside apenas no compromisso de preservar as técnicas do passado, mas também na paixão e dedicação que são investidas em cada obra. Ao utilizar as mesmas ferramentas e métodos de trabalho da primeira geração de impressores europeus, Jorge Larguito oferece peças verdadeiramente autênticas e únicas. Com um foco na habilidade artesanal, autenticidade e criatividade, Prelo Prints é o local perfeito para explorar o incrível mundo da impressão manual e descobrir uma nova apreciação por esta arte.

Nota Biográfica:
Jorge Larguito (n. 1984) é natural de Olhão, no Algarve. Com uma trajetória de 20 anos como desenhador gráfico, reside na Dinamarca desde 2013, onde desempenha atualmente as funções de responsável pela imagem, marketing e comunicação no museu arqueológico ao ar livre “Centro Medieval” (Middelaldercentret) em Nykøbing Falster.

O seu gosto e dedicação ao estudo da Idade Média, especialmente do século XV, levaram-no a explorar diversos ofícios, destacando-se a impressão como um foco central nas suas atividades recentes. Ao reconstruir uma prensa manual baseada na iconografia do final da Idade Média, Jorge Larguito deu origem ao projeto Prelo Prints. Através deste projeto, mantém viva a arte e o ofício da impressão manual, partilhando esse conhecimento com o grande público através da internet e de diversos eventos públicos.