As Jornadas Internacionais da Idade Média resultam da parceria estabelecida entre o Instituto de Estudos Medievais da FCSH/NOVA e o município de Castelo de Vide. Uniram-se, assim, as vontades e a eficácia de um centro de investigação que articula a pesquisa científica com a sua transferência para a sociedade e de uma câmara apostada em investir, de forma sustentada, na cultura, na preservação patrimonial e na formação.

É objetivo das duas instituições transformar estes encontros numa realização anual, que se transforme em foro de discussão dos grandes temas e problemáticas da Idade Média entre especialistas de várias áreas científicas, nomeadamente a história, a arqueologia, a história de arte e a literatura, entre outras.

Desta forma, cumpre-se a marca multidisciplinar que singulariza o IEM como a única unidade de investigação portuguesa exclusivamente vocacionada para desenvolver estudos sobre esta época. A escolha de Castelo de Vide para albergar o evento permite aos investigadores imergirem num ambiente propiciatório à reflexão sobre a Idade Média e contribuirá para impulsionar as potencialidades atrativas e patrimoniais desta vila e da região transfronteiriça em que se insere.

Este ano, as Jornadas Internacionais da Idade Média decorrerão entre os dias 3 e 5 de outubro, em Castelo de Vide e dedicar-se-ão ao tema “As sociedades urbanas na Europa Medieval”.

Tendo como espaço de observação a Europa cristã, islâmica e judaica, os investigadores de qualquer área científica (História, Arqueologia, História da Arte, Literatura, entre outras), apresentarão sessões e/ou de comunicações, cujas linhas temáticas podem ser consultadas aqui.

As línguas do encontro são o português, o espanhol, o francês e o inglês.

Até 30 de abril encontra-se a decorrer o Call for Papers, que poderá ser consultado aqui.