O Congresso Internacional “El papado y los reinos hispánicos en la Edad Media” decorrerá entre os dias 12 e 14 de março, na Universidade Complutense, Facultad de Geografía e Historia, Salón de Grados, Madrid (Espanha).

Ao longo do período medieval, o poder papal tornou-se uma das principais instâncias de poder na Europa. A partir do peso que a sua condição eclesiástica lhe conferia, e da sua primazia na doutrina, foi construída a figura do papa como chefe da Igreja Cristã. Com isso, o poder papal, apesar dos seus muitos altos e baixos ao longo do tempo, e apesar da sua dependência, em muitas ocasiões, dos poderes nobres do ambiente romano, tornou-se um poder a ser, efetivamente, levado em conta em todo o Ocidente. E a Península Ibérica não foi exceção.

Durante três dias, os principais especialistas nacionais e internacionais irão abordar e debater a evolução deste tema, levantado ao longo de todo o período medieval, demonstrando as últimas linhas de investigação e o que sabemos hoje sobre as relações mútuas entre as duas áreas.

Direção do Congresso:

Comissão organizadora:

Comissão científica: