Este Curso Internacional tem como objetivo principal a abordagem ao uso das novas tecnologias na investigação em História e História da Arte medieval. Neste contexto, durante o primeiro dia do curso, será apresentada uma parte teórica introdutória sobre os Sistemas de Informação Geográfica (SIG). Esta introdução será seguida pela exposição de várias aplicações reais desta metodologia à investigação em história urbana, fontes escritas medievais e intercâmbios artísticos. Os professores do curso são especialistas de centros de investigação franceses, espanhóis e portugueses, que têm aplicado este método à sua própria investigação de maneiras diferentes.

Durante o segundo dia, terão lugar duas sessões práticas. Na primeira, os participantes poderão aplicar os SIG para a criação de um projecto SIG simples, para assim explorarem as possibilidades destas ferramentas para criarem uma base de dados com material cartográfico. Na segunda sessão, os participantes serão apoiados na aplicação das ferramentas SIG aos seus próprios projetos de investigação. O curso decorrerá numa sala com computadores, todavia, no caso dos participantes desejarem utilizar o seu computador pessoal, podem trazer o seu portátil sendo necessário ter previamente instalado o programa QGIS [software livre] e os complementos OpenLayers Plugin, MMQGIS e QGIS2WEB, disponíveis em: www.qgis.org/es/site/forusers/download.html.

Inscrições
Inscrição gratuita | 20 vagas disponíveis [ESGOTADO]
Inscrições abertas até ao dia 10 de Dezembro, para o email: mmcobaleda@ugr.esmmcobaleda@fcsh.unl.ptiem.geral@fcsh.unl.pt

Organização: ArtMedIGIS Project (MSCA – H2020, No. 699818); Instituto de Estudos Medievais – Faculdade de Ciênciais Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (IEM-NOVA FCSH)
Colaboração: Universidad de Granada (UGR); Proyecto PREFORTI (BIA2015-69938-R); Humanidades Digitales Hispánicas (www.humanidadesdigitales.org)
Direcção e coordenação: María Marcos Cobaleda