Giulia Rossi Vairo

Foto de Giulia Rossi Vairo

Giulia Rossi Vairo é Professora Auxiliar Convidada no Departamento de História da Arte da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas – Universidade Nova de Lisboa (NOVA FCSH). Licenciada na Faculdade de Letras de La Sapienza Università di Roma (1996), Mestre em História da Arte Moderna pela Scuola di Specializzazione in Storia dell’Arte Medievale e Moderna na mesma Universidade (2001), doutorou-se em História da Arte Medieval com tese apresentada à NOVA FCSH (2014) e foi bolseira de Pós-Doutoramento da Fundação para a Ciência e Tecnologia de 2015 até 2022. Durante a formação acadêmica tem desenvolvido investigações entre Itália, Portugal e Espanha, com o apoio de diversas bolsas de estudo concedidas por instituições italianas e estrangeiras.

É autora de diversos ensaios, capítulos de livros, artigos em revistas indexadas, publicados em vários idiomas, e editora de diversos volumes de miscellanea.

Áreas de investigação: relações históricas, culturais e artísticas entre Itália e Portugal (sécs. XIV-XIX); escultura tumular medieval; pintura italiana dos sécs. XV-XVI; história do colecionismo (sécs. XIX-XX); historia da conservação e restauro.

g.rossivairo@tiscali.it