A Unidade Curricular (UC) Abastecer as Cidades Medievais Portuguesas procura, antes de mais, ampliar e enriquecer a oferta letiva já oferecida pelo IEM acerca da cidade e, sobretudo, a economia medieval.

Os principais objectivos desta UC são:

• Incorporar, na oferta letiva, a investigação mais recente realizada no âmbito de projetos tanto individuais, como de equipa, dos docentes responsáveis;
  • Oferecer aos alunos um espaço próprio para ampliar o seu conhecimento sobre os principais autores, fontes, metodologias, problemáticas e temáticas ligadas à economia medieval;
  • Reforçar as competências para a prosecução dos estudos medievais em cursos de terceiro ciclo.

O crescimento dos centros urbanos, do turismo e das indústrias criativas tornam cada vez mais necessários decisores políticos e profissionais capazes de conhecer a herança urbana medieval, assim como a sua influência nos espaços urbanos da atualidade. Esta é também uma das marcas distintivas desta UC, que prima pela sua atualidade e pertinência.

A decorrer no 2º Semestre no ano lectivo 2023 – 2024, esta UC está disponível para os alunos da FCSH de todos os cursos do 2º Ciclo (Mestrado), comportando uma creditação de 10 ECTS. A carga horária é de 3 (três) horas numa única sessão semanal.