De modo a preencher uma importante lacuna no plano curricular de estudos medievais na FCSH, o IEM apresenta a Unidade Curricular (UC): A Diplomacia na Idade Média

Com um tema de enorme pertinência (tendo em conta o multifacetado fenómeno migratório e de conflito político internacional que tem hoje lugar), a UC propõe um olhar inovador e atual.

Neste sentido, esta oferta formativa está perfeitamente alinhada com um dos temas nucleares do Instituto de Estudos Medievais: “People and Knowledge in Motion: Portugal in trans-European Networks”.

A Diplomacia na Idade Média representa uma inovação na oferta lectiva da FCSH, cuja missão estratégica assenta na investigação científica de elevada qualidade, e numa eficaz transferência de conhecimento societal.

A sua dimensão interdisciplinar é de suma importância, já que as atividades a serem desenvolvidas pressupõem a associação com disciplinas tais como a Antropologia Cultural, a Sociologia, a Psicologia e a Etnografia.

Constitui ainda um valioso complemento às UC’s já existentes: História Cultural e das Mentalidades Medieval, Espaços e Poderes na Idade Média, História da Guerra na Idade Média, História e Civilização do Islão.

A decorrer no 2º Semestre do ano lectivo de 2023-2024, esta UC está disponível para os alunos de todos os cursos do 2º Ciclo (Mestrado), comportando uma creditação de 10 ECTS. A carga horária é de 3 (três) horas numa única sessão semanal.