Como parte da sua oferta formativa, o IEM apresenta a Unidade Curricular (UC) Investigar com o projeto VINCULUM – iniciação à certificação de bases de dados histórico-arquivísticas, disponível para os alunos de todos os cursos do 1º Ciclo (Licenciatura). Esta Unidade Curricular (UC) tem um máximo de 6 vagas e oferece uma creditação de 6 ECTS.

Os principais objectivos desta UC são: a) promover o conhecimento do ambiente e das práticas de investigação em projeto avançado de ciência; b)  fornecer conhecimentos sobre bases de dados Arquivística e documentais em open source; c)  oferecer formação em certificação e validação de dados de informação histórica; d)  promover os conhecimentos sobre o período e o tema de investigação do projeto; e e) a participação dos alunos nas atividades científicas e de comunicação de ciência do projeto.

Os alunos irão trabalhar no âmbito do projeto VINCULUM, financiado pelo European Research Council, a decorrer até final de 2024. A tarefa central será a colaboração na última fase de um dos principais outputs do projeto, a base de dados.