O 2º Ciclo de Webinars “Heraldry in Traveling European Legal Manuscripts” faz parte do projecto de investigação “ManJusEurIt – European Traveling Legal Manuscripts” conduzido por Maria Alessandra Bilotta, também ligado às actividades da equipa de investigação da IUS ILLUMINATUM cientificamente coordenado pela mesma investigadora.

O Ciclo é organizado pelo Instituto de Estudos Medievais (IEM-FCSH/NOVA), juntamente com a equipa de investigação do IUS ILLUMINATUM e em parceria com o Instituto Heráldico Português (IPH). Esta iniciativa, coordenada pelos investigadores Maria Alessandra Bilotta e Miguel Metelo de Seixas, visa mostrar a utilidade da análise científica da presença de emblemas heráldicos em manuscritos iluminados e documentos legais, centrando-se nos manuscritos e documentos que circularam na Europa durante a Idade Média (séculos XIII-XVI). Esta iniciativa visa também facilitar sinergias entre diferentes áreas do conhecimento e divulgar os resultados da investigação a um público mais vasto, mantendo sempre o rigor científico, a fim de promover o conhecimento do património heráldico em manuscritos e em documentos jurídicos medievais, chamando a atenção para a importância da conservação desse património.

Datas das sessões:

• 28 de abril de 2021
  • 26 de maio de 2021
  • 23 de junho de 2021

Coordenação Cientifica: Maria Alessandra Bilotta (IEM-FCSH/NOVA) Miguel Metelo Seixas (IEM-FCSH/NOVA)

Organização: IEM – Instituto de Estudos Medievais FCSH/NOVA Oficina de investigação IUS ILLUMINATUM Instituto Português de Heráldica (IPH)

Contactos: Iem.geral@fcsh.unl.pt maria.bilotta@fcsh.unl.pt miguelmeteloseixas@fcsh.unl.pt