Este seminário centra-se no reconhecimento do trabalho interdisciplinar, nomeadamente entre a História da Arte e a Conservação e Restauro, a propósito do projecto de recuperação de manuscritos medievais pertencentes ao Arquivo Distrital de Braga – entre eles, um Diurnal e um Livro de Horas. Desenvolvida no Arquivo Nacional da Torre do Tombo (ANTT), esta parceria interdisciplinar vem no seguimento do protocolo de cooperação já existente entre o IEM e aquela instituição e contribuiu para um estimulante desempenho técnico e científico.

Com coordenação de Inês Correia, Conservadora-restauradora do ANTT e investigadora do Instituto de Estudos Medievais da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (IEM), o projecto foi desenvolvido entre os finais de 2015 e os inícios de 2016, em equipa, por duas Conservadoras-restauradoras contratadas para o efeito, Diana Pires e Liliana Silva, e duas investigadoras do IEM-FCSH/NOVA, Ana Lemos e Catarina Fernandes Barreira. Os resultados muito positivos ao nível do estudo integrado dos manuscritos e da sua contextualização, são agora divulgados neste seminário, dando continuidade aos eventos de valorização e divulgação do património cultural.

Esta sessão contará com a abertura de Anabela Ribeiro (DDPCD/DGLAB) e com as apresentações de Catarina Fernandes Barreira, Liliana Silva, Ana Lemos e de Diana Pires.