Como parte da sua oferta formativa, o IEM apresenta o Atelier de Iniciação à Investigação em Estudos Medievais I, disponível para os alunos de todos os cursos do 1º Ciclo (Licenciatura). Esta Unidade Curricular (UC) tem um total de 16 vagas e oferece uma creditação de 6 ECTS.

Os principais objectivos desta UC são: a)  a aquisição de competências práticas de investigação em Estudos Medievais; b) fomentar a capacidade de organizar e apresentar resultados de investigação válidos em projetos coletivos; c)  estimular a capacidade de comunicar e discutir as implicações dos resultados segundo cânones académicos; e d) a aprendizagem de técnicas e criação de rotinas de trabalho em investigação nas diversas áreas dos Estudos Medievais: Arqueologia, Arte, História, Literatura.

De acordo com a área específica de cada aluno, este será integrado num dos projetos de investigação a decorrer no IEM, sendo-lhe ensinadas metodologias de investigação adequadas aos objectivos das tarefas que desempenhará no âmbito do projeto. Para cada licenciado serão definidos objetivos específicos e será desenhado um plano de trabalhos que permita a aquisição de competências de investigação e o cumprimento dos objetivos estabelecidos. As vagas para cada um dos Projetos deverão ser verificadas na Ficha da Unidade Curricular.