Leccionado pelos Professores Doutores Paulo LopesTiago Viúla de Faria e pela investigadora Diana Martins, o curso da escola de verão da NOVA – FCSH“A Diplomacia na Idade Média” (25h), decorrerá entre os dias 28 de agosto e 8 de setembro, nos seguintes horários:

• dias úteis, das 17h às 19h30

Objetivos do curso:

Interiorizar a especificidade da prática diplomática e das relações externas no período medievo. Neste sentido, o aluno deve estar apto a relacionar as diversas modalidades e vertentes que compõem a diplomacia durante a Idade Média, em particular no que respeita ao reino de Portugal. As funções, competências e sociologia dos agentes diplomáticos, bem como a normativa que fundamenta a sua operacionalidade e as tipologias das missões que integram ou protagonizam (nas quais a cultura material assume rara importância), devem igualmente integrar o quadro de saberes do discente. Por último, deve apreender a partir do estudo de fontes históricas, literárias e iconográficas como as práticas diplomáticas foram então representadas.