Tiago Viúla de Faria

Foto de Tiago Viúla de Faria

Tiago Viúla de Faria (Lic. NOVA FCSH, MA Reading, DPhil Oxford) é actualmente investigador contratado da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Para além de conduzir um projecto de investigação individual sobre o papel da diplomacia e das relações diplomáticas no processo de composição do “estado” medieval, é também o principal responsável pelo projecto de investigação multidisciplinar “FALCO – Problematizando as relações entre o homem e outros animais no Portugal medievo”, financiado pela FCT, bem como pela Network for the Environment in Medieval Usages & Societies (rede NEMUS). No que diz respeito à Idade Média, o seu percurso académico e laboral tem primado pela abrangência metodológica e disciplinar, percorrendo a história, os estudos literários e o património cultural. Foi bolseiro de investigação em variadíssimas instituições em Portugal, Reino Unido, Áustria, França, Espanha e Estados Unidos da América. As suas publicações estão presentes no Journal of Medieval StudiesThe English Historical ReviewAnales de la Universidad de Alicante, Boydell Press, Brill ou Oxford University Press.

tiago.faria@fcsh.unl.pt