Estes prémios e financiamentos extraordinários destinam-se a apoiar investigadores integrados ou elegíveis para integração no IEM, em situações díspares. Os prémios Melhor tese de membro integrado do Instituto de Estudos Medievais, mestrado e doutoramento [Edital] e Prémio Luís Krus [Edital] são dirigidos a jovens investigadores, tal como o Apoio a Estadias de Investigação para Investigadores Integrados não doutorados do Instituto de Estudos Medievais [Edital].

Outros investigadores poderão beneficiar do Financiamento exploratório para projetos internacionais do Instituto de Estudos Medievais [Edital], desenvolvido para apoiar a criação de candidaturas competitivas a concursos de investigação financiados pela Comissão Europeia. Estas medidas permitirão o reforço das actividades científicas do IEM, contribuindo para a sua vocação enquanto UI de excelência.