Missão
Bem-vindo ao IEM!
O Instituto de Estudos Medievais (IEM) da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa (NOVA FCSH), é uma unidade de investigação fundada em 2002, classificada como EXCELENTE pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) em 2019.
O IEM constituiu-se a partir da dinâmica impulsionada pelo Núcleo Científico de Estudos Medievais da FCSH que congregou, nos anos 90 do século XX, a maior parte dos investigadores da NOVA FCSH que se dedicavam aos Estudos Medievais. Quer no contexto nacional, quer no internacional, o Instituto beneficia de uma herança prestigiada, associada sobretudo aos seus fundadores - José Mattoso e Luís Krus. Releva uma forte identidade própria, pois é a única unidade de investigação em Portugal exclusivamente dedicada aos Estudos Medievais, onde se cruzam os vários saberes que abordam o nosso passado medieval.
O IEM junta hoje cerca de 200 investigadores, provenientes das áreas científicas de História, História da Arte, Arqueologia, Estudos Literários e Musicologia Medieval, o que proporciona um ambiente único que decorre da abrangência metodológica e da inter e multidisciplinaridade, que ultrapassa o mero âmbito das ciências sociais e humanas.
No IEM promove-se uma investigação de excelência no campo dos Estudos Medievais, estimulando o contacto e colaboração com outros medievalistas, em Portugal e no estrangeiro, de forma a criar sinergias e redes de colaboração que contribuam para abordagens inovadoras, comparatistas e multidisciplinares da Idade Média.
O presente website foi apresentado em janeiro de 2024. Os seus conteúdos abrangem o período de atuação do Instituto principalmente desde 2018. Toda a informação sobre o IEM, prévia a esta data, encontra-se disponível aqui: