Miguel Metelo Seixas

Foto de Miguel Metelo Seixas

Doutor em História, é desde 2011 investigador integrado do IEM – NOVA FCSH, onde coordenou o grupo de investigação “Imagens, Textos e Representações” (2019-2021). Docente da disciplina “Categorias Mentais: Práticas e Representações” do mestrado em Estudos Medievais da mesma Faculdade e do seminário “Ciclo de Conferências em Estudos Medievais: perspetivas cruzadas” do doutoramento em Estudos Medievais (FCSH-NOVA e Universidade Aberta). Membro de numerosos projectos de investigação financiada e coordenador do projecto “In the Service of the Crown. The use of heraldry in royal political communication in Late Medieval Portugal” (IEM e Universität Münster). Foi professor convidado em diversas universidades francesas, italianas e brasileiras. Conta com cerca de uma centena de publicações sobretudo sobre temáticas heráldicas, editadas em Portugal, Brasil, França, Espanha, Alemanha, Grã-Bretanha e Itália, com destaque para: Heráldica, representação do poder e memória da nação (2011), Estudos de heráldica medieval (coord., 2012), Quinas e castelos, sinais de Portugal (2019), Heraldry in Medieval and Early Modern State-Rooms – towards a tipology of heraldic programmes in spaces of self-representation (2020) e Devises, lettres et couleurs : un code emblématique européen (2022). Foi presidente do Instituto Português de Heráldica e director da revista Armas e Troféus entre 2010 e 2021.

miguelmeteloseixas@fcsh.unl.pt