Luís Filipe Oliveira

Foto de Luís Filipe Oliveira

Licenciado em História pela Universidade de Lisboa e Doutor em História Medieval pela Universidade do Algarve, é professor auxiliar da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais dessa Universidade.

É investigador integrado do Instituto de Estudos Medievais (I.E.M.), e colaborador do Centro de Estudos de História Religiosa da Universidade Católica. Faz parte, desde 2007, do Conselho de Redacção da revista Medievalista, editada pelo I.E.M, sendo actualmente o director da revista. É ainda membro do Conselho Científico das revistas Alcanate: Revista de estudios Alfonsíes, da Universidade de Sevilha, E-Strategica, da Associação Ibérica de História Militar e Estudios Medievales Hispánicos, da Universidade Autónoma de Madrid.

Publicou vários livros e cerca de uma centena de trabalhos em revistas da especialidade, em obras colectivas e em entradas de Catálogos, de Dicionários e de Enciclopédias no país e no estrangeiro. Nos últimos anos, tem trabalhado sobre o Algarve Medieval e, sobretudo, sobre as ordens militares, os discursos de justificação da guerra (cruzada e reconquista), ou sobre a presença e a influência das milícias nas cidades medievais.

lfolivei@ualg.pt