Lluis Sales Favà

Foto de Lluis Sales Favà

Doutor em História pela Universidade de Girona (2019), está atualmente a trabalhar como bolseiro de investigação no IEM-Universidade Nova de Lisboa num projeto sobre o comércio marítimo e terrestre da cidade de Barcelona entre os séculos XV e XVI. Ele já havia sido um associado de pesquisa de pós-doutorado no King’s College London no âmbito de um projeto de pesquisa sobre a produção, comércio e consumo de cera e mel na Europa medieval financiada pelo Leverhulme Trust. Especializou-se no estudo do crédito privado e da inadimplência em contextos rurais durante a Baixa Idade Média. Ele trabalhou com documentação inédita emanada dos tribunais civis locais para descrever os mecanismos pelos quais os inadimplentes eram processados, sustentando assim o mercado de crédito. Em diversas publicações, destacou a capacidade do campesinato servil catalão de se envolver em ações judiciais em defesa de seus próprios interesses econômicos. Ele também se interessou por outras esferas de vida camponeses, especialmente na pecuária comercial e na venda de produtos manufaturados nas cidades mercantis do nordeste da Catalunha.

sales.fava.lluis@gmail.com