João Luís Veloso

Foto de João Luís Veloso

João Luís Álvares Veloso nasceu no Porto em 1996. Licenciou-se em Arqueologia na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, em 2018. Desde então, tem contribuído para vários trabalhos de Arqueologia Medieval, incidentes tanto em meio urbano como rural. Em 2019, tornou-se membro integrado do IEM – Instituto de Estudos Medievais.

Em 2021, defendeu, também na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, a sua tese de Mestrado em Arqueologia, intitulada Ocupação e Consumos no Porto através do Arqueossítio da Rua de D. Hugo, nº. 5 (séculos V-VIII).

O quotidiano das cidades durante a emergência do mundo medieval constitui hoje o seu principal interesse de estudo. Aos dados arqueológicos, procura aliar fontes de outra natureza, nomeadamente escritas.

Atualmente desenvolve um projeto de Doutoramento em Estudos Medievais financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, em que dá continuidade ao estudo do passado alto-medieval portuense, designado Comércio, produção e consumo na Alta Idade Média (400-1100). Uma abordagem através do registo arqueológico da cidade do Porto.

joaoluisveloso@gmail.com