Diogo J. C. Gomes

Foto de Diogo J. C. Gomes

Diogo José Cardoso Gomes, nascido em Lisboa em 1988, é licenciado em História pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa (NOVA FCSH) desde 2012, e mestre em História Medieval pela mesma instituição desde 2018, com a dissertação: “Imagens e Memórias de uma Guerra Comum: As Batalhas de 1383-1385 nas Crónicas de Pero López de Ayala e de Fernão Lopes”.

Presentemente é investigador integrado no Instituto de Estudos Medievais e frequenta o doutoramento em Estudos Medievais da Universidade Aberta e da NOVA FCSH, onde procura confluir a História política, cultural e das emoções numa investigação sobre as relações entre os irmãos régios. A sua investigação inclui trabalhos sobre a História militar, política e urbana da Idade Média Peninsular e Britânica, com os artigos “A Legislação Régia no Início do Século XIII: Afonso II de Portugal (1211) e João de Inglaterra (1215)” na Revista de Estudos Anglo-Portugueses (2012) e “Mamora, Expedição da” na Enciclopédia Virtual da Expansão Portuguesa (2014); e com comunicações sobre as obras políticas de John Wyclif, as normas municipais e conflitos entre vilas portuguesas, e as descrições opostas sobre a batalha de Trancoso em 1385.

djcgomes@fcsh.unl.pt