Catarina Rosa

Foto de Catarina Rosa

Catarina Rosa é licenciada em História pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e mestre em História, na área de especialização em História Medieval, pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. A sua dissertação de mestrado intitulada Fiscalidade régia: o caso da Lisboa medieval foi orientada pela Professora Doutora Amélia Aguiar Andrade. Atualmente, frequenta o Doutoramento em História, na mesma área de especialização e na mesma faculdade onde concluiu o mestrado. Beneficia de uma Bolsa de Investigação que lhe foi atribuída pelo IEM e pela FCT. A sua tese de doutoramento, intitulada Finanças e Fiscalidade Municipal em Cidades e Vilas Portuárias do Portugal Medieval (1325-1521) é orientada pela Professora Doutora Amélia Aguiar Andrade e pelos Professores Doutores Denis Menjot e Pere Verdés Pijuan. Integra a equipa do IEM na Cátedra UNESCO Património Cultural dos Oceanos. É autora de vários artigos/capítulos de livros subordinados à temática fiscal, destacando-se: “Na Lisboa de D. João I (1385-1433): fiscalidade régia e abastecimento” (2019); e “A edilidade lisboeta em articulação com o poder régio: dinâmicas de conflito e cooperação a partir da fiscalidade régia (sécs. XIV-XV)” (2021). Adicionalmente, tem colaborado na publicação de documentação medieval inédita.

catarina.rosa96@gmail.com