André Evangelista Marques

Foto de André Evangelista Marques

Depois de concluir um doutoramento em História na Universidade do Porto (2012), tornei-me investigador do Instituto de Estudos Medievais da NOVA (2013-2022). Deixei entretanto a academia, para trabalhar na Embaixada de Portugal em Copenhaga, mas continuo a investigar. Dedico-me ao estudo da Península Ibérica na Alta Idade Média, com enfoque no território português e um interesse particular pela história comparada com o Norte da Europa.
Comecei por tratar temas relacionados com a organização e a representação do espaço e, de seguida, com o exercício da justiça e a resolução de conflitos. Mais recentemente, tenho trabalhado sobre comunidades marítimas, o processo de formação da rede paroquial e as dinâmicas de produção e transmissão documental. Preparei um inventário da documentação até 1100 conservada em arquivos portugueses, que será convertido numa base de dados online com edição em texto integral.
Principais publicações: O casal: uma unidade de organização social do espaço no Entre-Douro-e-Lima (906-1200) (Noia, 2008), Da representação documental à materialidade do espaço. Território da diocese de Braga (séculos IX-XI) (Porto, 2014); e (como co-editor) Livro de Mumadona: Cartulário do Mosteiro de Guimarães: Edição crítica (Lisboa, 2016), Records and Processes of Dispute Settlement in Early Medieval Societies: Iberia and Beyond (Leiden, 2023).

andre.omarques@gmail.com