Amélia Hutchinson

Foto de Amélia Hutchinson

Senior Lecturer Emerita, Universidade da Georgia, EUA, Investigadora Integrada do Instituto de Estudos Medievais, FCSH/NOVA, e co-curadora do Fernão Lopes Portal (fernaolopes.fcsh.unl.pt).

Pesquisa e publicações académicas sobre Cancioneiros Galego-Portugueses e Literatura Arturiana, refletida já na Licenciatura (U. Lisboa, 1973) e na tese de Master of Philosophy sobre ‘European Relations of Portuguese Arthurian Literature’ (U. Manchester, 1984). Extensa pesquisa em historiografia portuguesa, incluindo ‘Leonor Teles and the Construction of Female Characters in Fernão Lopes’, tema da tese de doutoramento (King’s College London, 2002).

Carreiras paralelas de pesquisa em Estudos Medievais e ensino de Língua e Literatura Portuguesas no estrangeiro: Leitora na Universidade de Manchester, Diretora de Estudos Portugueses e Coordenadora do Programa Erasmus de Cooperação Inter-Universidades na Universidade de Salford, GB, e Coordenadora de Estudos de Língua Portuguesa na Universidade da Georgia, EUA, participando em projetos de Ensino e Aprendizagem de Línguas (GB e EUA). Co-autora de Portuguese: An essential Grammar (Routledge, 1996, 2003, 2019), e de Ponto de Encontro: Portuguese as a World Language (Pearson, 2006, 2012), o primeiro curso multi-média de Português língua estrangeira.

Diretora principal do projeto colaborativo internacional, com a duração de treze anos, financiado por instituições americanas, portuguesas e britânicas, produzindo The Chronicles of Fernão Lopes (Boydell & Brewer/Tamesis, publicação prevista para 2023), a primeira tradução completa das obras do cronista em inglês.

orchiduk@msn.com