Alice Tavares

Foto de Alice Tavares

Alice Tavares é doutorada em História, com a especialidade em História Medieval (2014), pela Universidade de Lisboa, com a tese, “Costumes e Foros de Riba-Côa – Normativa e Sociedade”. Licenciada em História (2004) e com Mestrado em História Regional e Local pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (2008), com a tese: “Vivências quotidianas da população urbana medieval: o testemunho dos Costumes e Foros da Guarda, Santarém, Évora e Beja”. Obtive a homologação da licenciatura ao Título Universitário Oficial Espanhol de Licenciatura em Historia pelo Ministerio de Educación y Ciencia – Secretaría General Técnica. Subdirección General de Títulos, Convalidaciones y Homologaciones.

Participei em projetos de investigação, nacionais e internacionais. Além isso, fui membro de equipas de trabalho e consorcio na candidatura, «Smart, green and integrated transport», no âmbito do Programa Europeu H2020 (2017) e de outras iniciativas governamentais e de instituições privadas. Trabalhei em projetos relacionados com património, agentes de comercio, redes de negócio, cultura e arte judaico-sefardita; documentação jurídica local nas Idades Média e Moderna. Recentemente, participei no projeto sobre o estilo mudéjar em Portugal (arquitetura e perceção histórica) do Instituto de Estudios Turolenses (Teruel, Espanha).

Publiquei capítulos de livros, artigos em revistas nacionais e internacionais com «peer reviewed» (Scopus/Web of Science), entradas de catálogo e de dicionários em Portugal, Espanha, Itália, Brasil, Inglaterra, Roménia, Chile e Estados Unidos da América sobre animais (aves, fauna piscícola, animais de transporte), comunidades judaico-sefarditas e fontes jurídicas (costumes e foros). Colaboro com jornais, revistas e recursos/meio digitais de divulgação e transferência de conhecimento, tais como Blogue, Lugares com Historia (Espanha). Atualmente, sou membro do comité editorial da revista italiana, Progressus. Rivista di Storia-Scrittura e Società (Siena, Itália).

As minhas linhas de investigação são as seguintes: História Medieval, História Urbana, História dos judeus sefarditas, património e Zoo-história/História ambiental.

alice.tavares@gmail.com