A mostra documental “Dominus Rex: as inquirições medievais dos reis de Portugal” procura assinalar a passagem dos 800 anos sobre as primeiras inquirições gerais ordenadas pelo rei Afonso II de Portugal, em articulação com um colóquio internacional onde se procurou evidenciar a importância destes inquéritos régios para o conhecimento do passado do reino português; mas também o seu significado no contexto mais amplo do Ocidente medieval e de similares iniciativas promovidas por outros poderes – régios, principescos, senhoriais ou eclesiásticos – no âmbito de processos de afirmação dos respectivos poderes e de defesa das suas prerrogativas, bens e direitos.

A presente mostra propõe assim um itinerário pelos mais significativos testemunhos relacionados com as inquirições medievais dos reis de Portugal, desde os manuscritos que se referem aos primeiros inquéritos, de cariz mais geral, promovidos pelo rei Afonso II (1220), aos realizados mais de um século depois, pelo rei Afonso IV, em contexto de crise e de enfrentamento de poderes. No ínterim, as inquirições de D. Afonso III e de D. Dinis, com sucessivos alargamentos no espaço inquirido e uma mais aguerrida estratégia de afirmação do poder do “senhor rei”, inclusive pela emissão, em 1290, das primeiras sentenças decorrentes dos abusos detectados pelos inquiridores emanadas pelos tribunais régios.

De acesso livre, a mostra documental estará disponível na Torre do Tombo entre os dias 20 de outubro, quando se procederá à sua abertura e apresentação do respectivo catálogo, e, depois de uma extensão de prazo, até 19 de janeiro de 2020. A iniciativa é uma organização conjunta do Instituto de Estudos Medievais da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e do Centro de História da Universidade de Lisboa, com o apoio do Arquivo Nacional da Torre do Tombo.

Datas: 20 de Outubro 2020 a 19 de Janeiro de 2020 [extensão]
Local: Arquivo Nacional da Torre do Tombo
Organização: Instituto de Estudos Medievais – Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (IEM-NOVA FCSH); Centro de História da Universidade de Lisboa (CH-IUL)
Apoio: Arquivo Nacional da Torre do Tombo
Coordenação: Amélia Aguiar Andrade (IEM; NOVA FCSH); José Augusto de Sottomayor- Pizarro (CEPESE, FLUP; ACL); Filipa Roldão (FLUL; CH-IUL); João Luís Inglês Fontes (IEM-NOVA FCSH; CEHR-UCP).