A decorrer entre os dias 3 e 4 de junho, o Workshop Cristãos em al-Andalus. Comunidades Urbanas e Rurais, é um evento organizado por Tomás Cordero (IEM NOVA FCSH) e María Ángeles Utrero Agudo (EEA, CSIC). Decorrerá no Colégio Almada Negreiros, Lisboa, no Auditório 102. A entrada é livre.

Este workshop centra-se na revisão crítica e na discussão sobre a representação historiográfica da comunidade cristã em al-Andalus. A historiografia tradicional abordou este tema de forma parcial, frequentemente desviando-se do que as fontes materiais e escritas realmente sugerem sobre este importante setor da sociedade andalusi.

No entanto, investigações recentes começaram a desafiar esses relatos clássicos, oferecendo abordagens novas e metodologias contemporâneas que enriqueceram enormemente a nossa compreensão do assunto.

Ao longo deste workshop, discutiremos as investigações mais inovadoras que forneceram novas interpretações sobre a vida e o papel da comunidade cristã em al-Andalus, criando um fórum de discussão onde os participantes poderão analisar coletivamente o impacto destes avanços na nossa compreensão histórica.

Além disso, pretendemos explorar novos ângulos e perspetivas que possam surgir para uma análise mais profunda do tema e, especificamente, nos mais recentes aportes sobre o estudo das comunidades mozárabes na Península Ibérica. O propósito é identificar outros ângulos e abordagens de análise que permitam traçar futuras linhas de investigação neste campo.