O seminário pretende dar a conhecer manuscritos inéditos ou pouco conhecidos, resultantes da escrita de história e memória de um grupo familiar que alcançou grande importância na corte e reino entre os sécs. 15 e 17, os Castelo-Branco. Dois desses manuscritos estão em mãos privadas e estão a ser recuperados, para posterior digitalização e disponibilização em acesso aberto; um deles será editado em edição crítica. O terceiro foi estudado numa tese de mestrado da FCSH-NOVA, por um dos atuais investigadores mestre do VINCULUM, Fábio Duarte.

Todo este trabalho se enquadra nas atividades de descoberta, recuperação, edição, estudo e disponibilização de documentos levado a cabo pelo VINCULUM, de que foi outro exemplo recente o «Livro das capelas de Machico» e, no início do projeto, o «Inventário de bens de Gonçalo Gil Barbosa», de inícios do século XVI, estudado e parcialmente transcrito por outro mestre da FCSH-NOVA, Pedro Reis, ligado ao grupo de investigação sobre arquivos de família.

Sobre os manuscritos a estudar dia 28, foi publicado um post no Philoblog,  um dos mais importante locais de anúncio de descoberta e estudo de documentos desaparecidos ou desconhecidos, no mundo dos estudiosos da Literatura e da História medievais. Pertence à U. California- Berkeley, e é gerido pelo prof. Charles Faulhaber, coordenador da maior base de dados de literatura medieval ibérica, a Philobiblon. O post pode ver-se aqui