No Ocidente medieval, o Oriente era visto como um lugar de maravilhas onde se concentrava o diferente, o oposto. A partir do século XIII, com a abertura dos caminhos orientais graças à estabilidade que oferecia o Império Mongol, numerosos viajantes aventuraram-se a explorar o continente asiático, do qual tinham notícias desde a Antiguidade. Nos seus escritos vemos refletido todo um sistema de alteridade, no qual o monstro era um dos elementos mais proeminentes.

Seguindo os roteiros de diferentes viajantes pelo Oriente, esta comunicação tem como objetivo analisar os seres fantásticos, as suas características e a sua relação com o espaço. Desta forma, poder-se-á definir quais são os traços distintivos deste imaginário maravilhoso, as suas peculiaridades, e qual a sua importância na redescoberta deste espaço.

Nota biográfica
Lorena Pazos Romero é investigadora integrada no Instituto de Estudos Medievais da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (IEM-NOVA FCSH). Em 2018, obteve o grau de Mestre em História – Área de Especialização em História Medieval na NOVA FCSH, com a dissertação intitulada “Monstros e seres fantásticos, un imaxinario fundador na construción da imaxe do Oriente”, sob a orientação da professora Maria de Lurdes Rosa e co-orientação do professor Paulo Catarino Lopes. Recebeu no mesmo ano o grau de Mestre em Profesorado en Educación Secundaria Obrigatoria, Bacharelato, Formación Profesional e Ensino de Idiomas. Especialidade: Xeografía e Historia pela Universidade de Vigo. Em 2015, concluiu a licenciatura de História na Universidade de Santiago de Compostela. As suas áreas de interesse são: História Cultural, Imaginário Medieval, Viagens e viajantes. Atualmente encontra-se a preparar o seu projeto de doutoramento..

A sessão encontra-se disponível aqui.