Encontram-se conservados em vários arquivos e bibliotecas portuguesas centenas de manuscritos musicais que foram identificados e digitalizados em grande medida graças aos projectos “Levantamento Digital de Património Musical Manuscrito (antes de 1600)”; «Intercâmbios musicais, 1100-1650: A circulação de música antiga na Europa e além-mar em fontes ibéricas ou conexas” e “Acervo histórico do Mosteiro de Arouca – Recuperação e catalogação” levados a cabo no Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (CESEM-NOVA FCSH), sob a direcção do Prof. Doutor Manuel Pedro Ferreira, sendo que entre eles se se destaca um vasto conjunto de livros e fragmentos de música religiosa.

No que concerne a descrição / catalogação de fontes monódicas em português, são escassos os trabalhos levados a cabo e na maioria dos casos verifica-se uma total inexistência de critérios normalizados, sejam eles de cariz musicológico, bibliográfico ou arquivístico. Facto que poderá encontrar justificação na multidisciplinaridade envolvida na descrição destas fontes e que engloba áreas de especialidade como a musicologia, paleografia, codicologia, liturgia, história da arte, entre outras. Pelo que urge reflectir e apresentar propostas que possam constituir uma referência neste domínio, contribuindo desta forma também para criar consensos entre a comunidade científica.

Nota biográfica
Zuelma Chaves é doutoranda em Ciências Musicais Históricas na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (NOVA FCSH) tendo obtido uma bolsa da Fundação para a Ciência e a Tecnologia. Completou o curso de piano na Escola Profissional de Música de Almada e a licenciatura em Ciências Musicais na NOVA FCSH, com um ano de Erasmus na Universidade Complutense de Madrid onde teve a oportunidade de trabalhar com a Professora Cristina Bordas Ibañez no domínio da organologia musical. Concluiu o mestrado em Ciência Musicais – Musicologia Histórica na NOVA FCSH, sob orientação do Professor Manuel Pedro Ferreira, defendendo tese acerca do Ofício de Defuntos nas fontes monódicas musicadas em Portugal até c. de 1700.

As suas áreas de interesse centram-se no domínio da música antiga (cantochão, codicologia, paleografia musical), organologia musical e terminologia.

Desde 2010 tem colaborado regularmente como bolseira de investigação em vários projectos relacionados com o levantamento digital, descrição de fontes e tratamento de acervos/espólios musicais, no CESEM-NOVA FCSH.