Tendo por base o caderno onde se registam as despesas com obras realizadas no Paço da Alcáçova de Lisboa entre 1507-1513, quando se altera a estrutura e dinâmica do edifício, veremos que tipos de informações este registo nos conferiu para um maior conhecimento da memória de um edifício de que actualmente apenas restam escassos vestígios materiais. Daremos por isso particular destaque aos objectivos das empreitadas, espaços intervencionados e ao modo como essas informações nos permitem perceber as funcionalidades do edifício. Esta apresentação irá incidir sobre os resultados conquistados na dissertação de mestrado, apoiada financeiramente pela bolsa de mérito IEM/EGEAC.

Nota biográfica
Diana Martins é Mestre em História – Especialização em História Medieval pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (NOVA FCSH). Dedicou-se ao estudo da história da construção e da cidade de Lisboa. Presentemente é Doutoranda em Estudos Medievais (NOVA FCSH; Universidade Aberta) e investigadora do Instituto de Estudos Medievais (IEM).