Uma breve história da escrita servirá de introdução ao estudo do manuscrito iluminado. A passagem do rolo ao códice, com todas as transformações que esta descoberta produz, nomeadamente a escrita sobre pergaminho em substituição do papiro, abre o caminho para a criação da iluminura num suporte estável.

Será a produção do códice entendido como obra artística, ligado aos scriptoria monásticos e mais tarde aos ateliês laicos do Ocidente cristão, que será objeto do nosso estudo. A importância da encomenda, o estatuto dos iluminadores, a relação texto imagem a evolução da iluminura entendida na sua materialidade e num percurso paralelo ao das outras artes, mas com as suas especificidades, função e usos, serão estudados recorrendo sempre que possível a manuscritos iluminados existentes em bibliotecas e arquivos portugueses.

 

Notas biográficas

Maria Adelaide Miranda é licenciada em História pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (1975) e doutorada em História da Arte Medieval pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (1996), tendo sido professora associada de História da Arte Medieval nesta instituição. É especialista em Iluminura medieval e como investigadora do Instituto de Estudos Medievais criou um dos mais jovens e dinâmicos grupos de estudos medievais, “Imagens, Textos e Representações”.

Luís Correia de Sousa é Mestre e Doutor em História da Arte – Medieval, e Licenciado em Musicologia pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. É Investigador do Instituto de Estudos Medievais (IEM) e do Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical (CESEM); tem desenvolvido trabalhos no domínio da iconografia medieval, sobretudo iconografia musical. Nos últimos anos tem trabalhado essencialmente no domínio da iluminura medieval, tendo concluído um projeto de Pós-Doutoramento sobre as Bíblias portáteis do século XIII.

Ana Lemos licenciou-se em História, variante de História da Arte na FL-UL em 1991. Em 1996 frequentou as Unidades de Mestrado em História da Arte Medieval e Pintura Medieval e Iconografia, na Universidade de Paris IV/Sorbonne. Colaborou como Investigadora no projeto “A cor na Iluminura Medieval Portuguesa”. Especialista em iluminura e iconografia medieval, encontra-se a desenvolver o projeto de doutoramento sobre livros de horas em parceria com o Departamento de Conservação e Restauro da FCT-UNL. Tem participado em Congressos Internacionais, publicando regularmente artigos nesta área, tanto a nível nacional como internacional. Atualmente é investigadora do IEM da FCSH-UNL e professora de História do Secundário no Liceu Francês Charles Lepierre.