Promovido pela Direcção-Geral do Património Cultural/ Mosteiro de Alcobaça, em parceria com o Instituto de Estudos Medievais da Faculdade de Ciências Socias e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, no âmbito da boa prossecução do objectivo estratégico relativo ao posicionamento do Mosteiro de Alcobaça como centro de estudos e da divulgação da História e do Património espiritual e temporal da Ordem de Cister, este terceiro ciclo de conferências tem como principais objectivos a divulgação das mais recentes investigações sobre os códices da livraria do Mosteiro de Alcobaça, agora numa dimensão comparativa e contextualizada entre o local e o global. 

É intenção deste terceiro ciclo, à semelhança dos anteriores, a aproximação do público em geral a este património tão vasto e complexo que constituiu parte fundamental da identidade da comunidade monástica cisterciense de Alcobaça, mas também a sua internacionalização. 

Esta iniciativa integra-se no projecto de investigação Horizontes cistercienses. Estudar e caracterizar um scriptorium medieval e a sua produção. Alcobaça. Identidades locais e uniformidade litúrgica em diálogo (PTDC/ART-HIS/29522/2017) e também nas linhas de investigação do IEM, em uma das suas principais missões: a divulgação da investigação junto dos mais variados públicos, uma investigação que sai da academia e, sem perder o seu rigor científico, se dissemina na promoção do património que é de todos nós mas que, por questões ligadas à sua fragilidade e conservação, é menos acessível ao público.  

A segunda sessão do III Ciclo de Conferências sobre Manuscritos de Alcobaça – Música e Liturgia, terá lugar no próximo dia 1 de junho, a partir das 11h00, na Sala das Conclusões, no Mosteiro de Alcobaça. A entrada é livre.