A Diretora-Geral do Património Cultural, a Diretora do Instituto de Estudos Medievais da Universidade Nova de Lisboa e a Diretora do Mosteiro de Alcobaça convidam V.ª Exc.ª para a 3º sessão do III Ciclo de Conferências sobre Manuscritos de Alcobaça, a qual se realiza no próximo dia 28 de setembro, a partir das 11 horas, na Ala Sul do Mosteiro de Alcobaça, integrada no programa das Jornadas Europeias do Património.

Promovido pela Direção-Geral do Património Cultural/ Mosteiro de Alcobaça, em parceria com o Instituto de Estudos Medievais da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, no âmbito da boa prossecução do objetivo estratégico relativo ao posicionamento do Mosteiro de Alcobaça como centro de estudos e da divulgação da História e do Património espiritual e temporal da Ordem de Cister, esta terceira edição do Ciclo de Conferências sobre Manuscritos de Alcobaça, dedicado ao tema “Música e Liturgia”, tem como principais objetivos a divulgação das mais recentes investigações sobre os códices da livraria do Mosteiro de Alcobaça, agora numa dimensão comparativa e contextualizada entre o local e o global, contando com a participação de reputados investigadores portugueses e espanhóis.

É intenção desta 3ª edição, à semelhança das anteriores, para além da aproximação do público em geral a este património tão vasto e complexo que constituiu parte fundamental da identidade da comunidade monástica cisterciense de Alcobaça, a sua internacionalização, enquadrando-se na estratégia global de gestão em curso deste monumento.

Esta iniciativa integra-se também no projeto de investigação “Horizontes cistercienses. Estudar e caracterizar um scriptorium medieval e a sua produção. Alcobaça. Identidades locais e uniformidade litúrgica em diálogo” (PTDC/ART-HIS/29522/2017), de que a DGPC/Mosteiro de Alcobaça é entidade parceira, e também nas linhas de investigação do IEM, em uma das suas principais missões: a divulgação da investigação junto dos mais variados públicos, uma investigação que sai da academia e, sem perder o seu rigor científico, se dissemina na promoção do património que é de todos nós mas que, por questões ligadas à sua fragilidade e conservação, é menos acessível ao público.

 

PROGRAMA:
Data: 28 de Setembro, 2019
Horário: 11h00-17h00
Local: Alcobaça, Mosteiro de Alcobaça, Ala Sul (entrada livre)

11h00
Vos virgines organizate curate. Rebeldía y ceremonia a través de la música en el monasterio de Las Huelgas de Burgos.”
Carmen Julia Gutiérrez [Universidad Complutense de Madrid]

Práticas litúrgicas no Mosteiro de Alcobaça através dos seus códices
Catarina Fernandes Barreira [IEM NOVA FCSH e CEHR UCP]

15h00
Um pontifical de Braga na livraria de Alcobaça
José Pedro Alvarenga [CESEM NOVA FCSH]

In agenda mortuorum: a celebração dos rituais de morte na tradição cisterciense em Portugal entre os séculos XIII e XVIII
Zuelma Chaves [CESEM NOVA FCSH]

De los Ecclesiastica Officia a los usos particulares. Un recorrido por la documentación litúrgica de los monasterios cistercienses de la corona de Aragón
Eduardo Carrero Santamaria [Universidad Autónoma de Barcelona]