Após uma primeira edição em Lisboa em 2022, e uma segunda em Madrid, em 2023, a mostra “Luz e Sombra. Representações da Idade Média no cinema” viaja fora da Europa e irá celebrar-se em Tóquio durante os meses de Junho e Julho de 2024. Nesta ocasião, o ciclo fará parte da programação anual de cinema da TUFS (Tokyo University of Foreign Studies) graças ao trabalho e a iniciativa da Prof. Junko Kume, especialista na Idade Média ibérica e docente em TUFS.

Esta terceira edição está centrada em filmes que evidenciam a importância do livro e a cultura escrita na Idade Média. Assim, esta terceira edição leva por título “Luz e sombra da Idade Média: aventuras do livro”.

O ciclo contará com duas sessões, a primeira delas irá decorrer no dia 23 de Junho, em que será projetado o filme Brendan e o Mundo de Kells (The Book of Kells, Tomm Moor & Nora Twomeye, Irlanda, 2009). A segunda celebrar-se-á no dia 7 de Julho, com a projeção do filme O Destino (Al Massir, Youssef Chahine, Egipto, 1997). No dia 23 de Junho, a inauguração da mostra contará com a participação da Prof. Alicia Miguélez (IEM, NOVA FCSH), quem fará uma apresentação do projeto e das edições prévias organizadas em Lisboa e Madrid e analisará, em conjunto com a Prof. Junko Kume (TUFS), os filmes seleccionados para esta ocasião.