O Instituto de Estudos Medievais (NOVA FCSH) promove o Ciclo de Conferências Viver, ler e rezar no Mosteiro de Lorvão (séculos XIII a XVI), integrado no projeto Books, Rituals and Space in a Cistercian Nunnery. Living, Praying and Reading in Lorvão, 13th-16th centuries (ref.ª PTDC/ART-HIS/0739/2020), financiado pelos Fundos Nacionais através da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT).

Com o presente ciclo pretende-se dinamizar e renovar os estudos sobre o Mosteiro de Lorvão, após a instalação das monjas cistercienses, ocorrida em 1211, nas suas várias vertentes, abrindo espaços de discussão em torno de várias temáticas (contexto político e religioso da entrada das monjas em Lorvão, memória e arquivos, espaços e liturgia, instituições e poderes, imagens e representações) e promovendo perspetivas comparativas com outras comunidades monásticas peninsulares.

As sessões, mensais, decorrerão por Zoom e estarão abertas a todos os interessados.

A conferência do próximo dia 9 de fevereiro de 2022, intitulada A guarda da memória: os inventários da Época Moderna do cartório do mosteiro de Lorvão está a cargo da Prof.ª Maria do Rosário Barbosa Morujão (Universidade de Coimbra)

Link de acesso à gravação: https://youtu.be/om_nBXkkA7A