O objectivo destes encontros é criar um espaço de reunião para os principais investigadores em arqueologia rural; uma oportunidade para debater o estado da investigação, incorporar e discutir novos dados e reflectir sobre estratégias comuns.

A edição de 2019 do EMCAM terá lugar em Castelo de Vide (Alentejo, Portugal) durante os dias 2 a 4 de maio, e será organizada pelo Instituto de Estudos Medievais da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e a Câmara Municipal de Castelo de Vide.

Durante quinta e sexta-feira serão levadas a cabo comunicações, debates e uma sessão de posters. Os idiomas da reunião são português, espanhol e inglês. No sábado haverá uma visita de estudo a uma selecção de sítios arqueológicos alto-medievais locais.

Organização: Instituto de Estudos Medievais (IEM) da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (NOVA FCSH) e Câmara Municipal de Castelo de Vide

Organizadores: Sara Prata (IEM-NOVA FCSH), Fabián Cuesta-Gómez (IEM-NOVA FCSH), Catarina Tente (IEM; NOVA FCSH)

Comissão Científica: Mário Barroca (Universidade do Porto) Stuart Brookes (University College London) Margarita Fernández Mier (Universidad de Oviedo) Iñaki Martín Viso (Universidad de Salamanca) Juan Antonio Quirós Castillo (Universidad del País Vasco / Euskal Herriko Unibersitatea) Catarina Tente (Universidade Nova de Lisboa) Alfonso Vigil-Escalera (Universidad de Salamanca)