O III Colóquio Internacional “Misticismo Islâmico em al-Andalus: Gnose, Norma e Transgressão” decorrerá nos dias 2 e 3 de julho de 2024, em modalidade online (programa a disponibilizar).

Organizado pelo Instituto de Estudos Medievais (IEM / NOVA FCSH) e o Centro de Investigação Arqueología, História y Património del Mediterráneo Occidental da Universidade de Múrcia (ARHIS / UMU), este é o 3º de um conjunto de Colóquios Internacionais com enfoque na área do Misticismo Islâmico em al-Andalus, levados a cabo desde 2022.

O primeiro Colóquio, “Misticismo Islâmico em al-Andalus: Textos e Contextos” (Lisboa, novembro 2022), debruçou-se sobre fontes, autores, culturas, sociologias e diacronias, e o segundo, “Misticismo Islâmico em al-Andalus: Gnose, Símbolo e Metáfora” (Múrcia, setembro 2023), abordou estruturas textuais, conotativas e simbólicas de fontes, literárias e artísticas, e dos respetivos vocabulários simbólicos e idiossincrasias a elas associadas, como instrumentos para a gnose.

Estes colóquios tiveram participações substantivas de investigadores oriundos de países da órbita mediterrânica (Portugal, Espanha, Itália, Marrocos, Argélia), mas também de outras áreas geográficas, tais como o Brasil, e em que os diferentes contributos não apenas se cingiram à mística islâmica, mas também sobre estudos comparativos entre a mística islâmica e a mística judaica.

O III Colóquio procurará ir em direção à gnose através do confronto, harmónico ou não, entre as normativas sociais de disciplina exterior e pública, por um lado; e as realidades espirituais internas que obedecem a valores outros que, em determinados momentos, desafiam, ultrapassam, subvertem a norma.

Comissão científica:

• Amina González Costa (Univ. Murcia)
  • António Rei (IEM / NOVA FCSH)
  • Belén Cuenca Abellán (Univ. Pablo Olavide)
  • Francisco Franco-Sánchez (Univ. Alicante)
  • Karima Bouras (Univ. Murcia)
  • Luis Barnabé Pons (Univ. Alicante)
  • Mourad Kacimi (Univ. Valencia)
  • Natália Nunes (IELT e IEM / NOVA FCSH)
  • Pilar Garrido Clemente (Univ. Murcia e ARHIS)