Estão abertas as inscrições para o Colóquio Internacional Intervir na Memória. Restauros de Época Moderna em Monumentos Funerários Medievais (sécs. XV-XX), a decorrer na Faculdade de Belas-Artes de Lisboa, de 25 a 26 de Setembro de 2016.

O Colóquio centrar-se-á nas intervenções a que certos projectos funerários medievais foram sujeitos ao longo da época moderna e o impacto dessas mesmas acções, tanto na realidade física dos túmulos, quanto no entendimento que deles se foi construindo. Esta análise pode incluir manipulações de natureza diversa, desde os restauros às deslocações/descontextualizações.

O programa inclui 3 sessões compostas por especialistas convidados e 2 sessões de posters, para além de uma visita ao antigo convento de S. Francisco, a inauguração da exposição Contemporary Interventions in Memory: Dialogues and Silence (reunindo obras de alunos da FBAUL, inspiradas no tema do Colóquio), a exibição da obra A (im)permanência do gesto / The (Im)permanence of the Gesture, 2018, vídeo, 26’40’’, de Manuel Botelho, e a apresentação do volume Almas de Pedra. Escultura Tumular: da Criação à Musealização | Souls of Stone. Funerary Sculpture: from Creation to Musealization. Eds. Giulia Rossi Vairo, Joana Ramôa Melo, Maria João Vilhena de Carvalho. Lisboa: Instituto de Estudos Medievais NOVA FCSH, 2019.

O Colóquio é organizado pelos Instituto de Estudos Medievais e do Instituto de História da Arte da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, juntamente com o Centro de Investigação e Estudos em Belas Artes da Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa.