No âmbito da 11.ª edição do evento Leiria Medieval, este ano em torno do tema “1135. A fundação do castelo ”, a Câmara Municipal de Leiria, em parceria com o Instituto de Estudos Medievais da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, à semelhança dos dois anos anteriores, está a organizar um ciclo de “Conversas” dedicadas ao referido tema.

Com a coordenação científica da investigadora Catarina Fernandes Barreira, estas “Conversas” sobre História terão lugar nos dias 19, 20 e 21 de julho de 2024, na Igreja da Misericórdia/Centro de Diálogo Intercultural de Leiria, e vão contar com um conjunto de medievalistas de renome, entre os oradores e os moderadores de cada sessão.

Programa:

• Sexta, 19 de julho, 18h30:

“O ano de Leiria, 1135”, pelo Professor Doutor Saul António Gomes (CHSC FL Universidade de Coimbra), com a moderação do Professor Doutor Luís Miguel Rêpas (CHSC FL Universidade de Coimbra).

• Sábado, 20 de julho, 15h00:

“Do Castelo aos Paços Novos. Marcas fortes de Leiria na história medieval portuguesa”, pelo Professor Doutor João Gouveia Monteiro (CHSC FL Universidade de Coimbra) moderado pelo Professor Doutor Miguel Martins (IEM FCSH Universidade Nova de Lisboa).

• Domingo, 21 de julho, 15h00:

“Havia livros em Portugal no séc. XII? Autores e leitores no tempo de Afonso Henriques” pelo Professor Doutor José Meirinhos (IF FL Universidade do Porto), com a moderação da Doutora Catarina Fernandes Barreira (IEM FCSH Universidade Nova de Lisboa).