O projeto VINCULUM (ERC Co. Grant 819734), que tem como principal objetivo a conceptualização do fenómeno vincular nas sociedades modernas e medievais na Europa do Sul, teve especial destaque na comunicação social madeirense, que recebeu o “Vinculum Project Day”, no dia 6 de março.
Organizado em colaboração com a Direção Regional do Arquivo e Biblioteca da Madeira (DRABM), no âmbito da parceria instituída entre a Secretaria Regional de Turismo e Cultura, e o Projeto Vinculum- IEM- FCSH, o evento foi aberto a toda a comunidade, exponenciando o alcance da divulgação dos vínculos da Madeira. A comunicação de ciência à comunidade é um dos pilares do projeto, e cada uma das comunicações foi escrupulosamente pensada com este objetivo em mente.
No auditório do Arquivo e a Biblioteca da Madeira teve início a sessão de apresentação de comunicações, por parte da arquivista Dra. Fátima Barros, e da historiadora Madalena Trigo de Sousa, respetivamente do ABM e do Centro de Estudos de História do Atlântico. Realizou-se de seguida uma visita orientada à Direção de Serviços de Conservação e Restauro do arquivo, onde se pode observar o trabalho de restauro de autos de contas de capelas, custeado pelo projeto Vinculum, no âmbito do protocolo de colaboração entre as instituições. O Vinculum Project Day teve como palco, no período da tarde, o auditório do Centro de Estudos de História do Atlântico Alberto Vieira, onde prosseguiram as apresentações históricas, por membros do projeto e associados. Terminou com chave de ouro com a apresentação, na Igreja Paroquial de Machico, do livro quinhentista de registo de encargos das capelas, restaurado ao abrigo de um protocolo com a paróquia.
O frutuoso protocolo de cooperação, firmado há um ano entre a Secretaria Regional de Turismo e Cultura e a Universidade Nova de Lisboa/Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, tem por base a análise da documentação que se encontra ao cuidado da DRABM, não poupando esforços na preservação e divulgação do património arquivístico, documental e bibliográfico da Região Autónoma da Madeira. A promoção da investigação científica, bem como a cooperação científica e técnica, são também algumas das pedras de toque desta colaboração. Formalizada desde 2022, a parceria permitiu que, até ao dia hoje, a DRABM partilhasse cerca 1.600 registos arquivísticos com o projeto Vinculum, que tem na sua base de dados, neste momento, cerca de 600 vínculos madeirenses documentados, e terá ainda muitos mais, no termo da investigação.
Um dos pontos altos da presença do projeto Vinculum na Madeira foi a apresentação do livro “Tombo I”, datado do séc. XVI, após ações de restauro em Lisboa, conforme protocolo assinado. Assim, este livro com quase cinco séculos de existência pôde regressar a casa e ser apresentado à comunidade na paróquia de Machico, local onde foi descoberto em meados de 2021 pelo cónego Manuel Ramos. O restauro desta obra representa uma enorme mais valia para a recuperação do património religioso e reflete não apenas uma peça de inestimável valor material, mas também imaterial, contendo informação acerca de missas mandadas rezar por instituidores de vínculos. As ações de restauro deste livro foram potenciadas pela intervenção do projeto Vinculum, que interveio de forma imediata possibilitando que este fosse cuidadosamente transportado para Lisboa onde veio a ser restaurado pela conservadora-restauradora Dra. Teresa Pereira. A intervenção foi promovida e custeada pelo projeto Vinculum.
O “Vinculum Project Day” terá nova edição em Évora, no decorrer do mês de julho, e outra já no próximo ano, em Braga.