Hilário Franco Júnior

Foto de Hilário Franco Júnior

Professor emérito de História Medieval da Universidade de São Paulo, Brasil (1987-1998), doutor por essa universidade (1982), pós-doutorado na École des Hautes Études en Sciences Sociales, Paris (1990-1993), criador e Diretor de Signum, revista da Associação Brasileira de Estudos Medievais (1998-2008), professor-convidado da EHESS (2004), Membro do Editorial Board do Journal of Medieval Iberian Studies(desde 2007), Membro do Conselho Editorial de Medievalista (desde 2008). Publicou artigos na Revista de História (São Paulo), Médiévales (Paris), The Journal of Medieval History (Oxford), Le Moyen Age (Liège), Revue de l’histoire des religions (Paris), Annales. Histoire. Sciences Sociales (Paris), Cultura. Revista de História e Teoria das Ideias (Lisboa), Journal of Medieval Iberian Studies (Abingdon, UK), Revista de História da Sociedade e da Cultura (Coimbra), Medievalista (Lisboa), Romania (Paris). Recebeu dois Prémio Jabuti, da Câmara Brasileira do Livro: 1997, por A Eva Barbada. Ensaios de Mitologia Medieval (São Paulo, Edusp); 1999, por Cocanha. A História de um País Imaginário (São Paulo, Companhia das Letras). A tradução italiana desse livro (Roma, Città Nuova) obteve o Premio Finale Ligure di Storia Medievale, 2001, da Università di Genova. Sua obra mais recente é Em Busca do Paraíso Perdido: as Utopias Medievais, Cotia (SP), Ateliê, 2021.

hilario.franco-jr@wanadoo.fr