Maria Alessandra Bilotta

Foto de Maria Alessandra Bilotta

Maria Alessandra Bilotta é historiadora de arte, medievalista, investigadora da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa e investigadora integrada no Instituto de Estudos Medievais (IEM) da mesma universidade. Possui o Diploma anual em Arquivo do Archivio Apostolico Vaticanoe o Diploma em Biblioteconomia da Scuola Vaticana di Biblioteconomi; possui também um Diploma Europeu em Estudos Medievais (Diplôme Européen d’Études Médiévales) da Fédération Internationale des Instituts d’Études Mediévales. Desde o ano académico 2003-2004 até ao ano académico 2007-2008 leccionou o curso de Codicologia II (decoração) no mesmo Diploma. É membro da rede Ménéstrel. Medievalistas na rede: fontes, obras e referências online como editora (é editora da coluna Portugal e co-editora das colunas Iluminações e Lisboa Medieval). Actualmente, a sua investigação centra-se nos manuscritos jurídicos medievais iluminados do Sul de França, nos manuscritos jurídicos medievais iluminados preservados em Portugal, e na circulação de manuscritos jurídicos estrangeiros (particularmente do Sul de França) na Península Ibérica. Os seus interesses de investigação incluem também o estudo dos manuscritos litúrgicos medievais, a análise das transferências artísticas, e os aspectos arqueológicos dos manuscritos medievais. A sua tese de doutoramento centrou-se na produção de manuscritos iluminados para uso do papado durante a Idade Média (séculos VI-13) e foi publicada pela Biblioteca do Vaticano em 2011. Foi curadora científica das seguintes exposições: “Le parement d’autel des Cordeliers de Toulouse”: Anatomie d’un chef d’oeuvre du XIVe siècle” (Toulouse, Musée Paul Dupuy, 13 de Março – 13 de Junho de 2012); “A Circulação do Direito na Europa Medieval”: Manuscritos Jurídicos Europeus em Bibliotecas portuguesas” (Lisboa, Biblioteca Nacional de Portugal, 26 de Fevereiro – 31 de Maio de 2016). Tem participado e organizado vários workshops e conferências internacionais.

maria.alessandra.bilotta@gmail.com