Colóquio de homenagem «No centenário do nascimento de António Domingues de Sousa Costa: uma vida ao serviço da investigação»
10.02.2026
Universidade Católica Portuguesa, Lisboa (Sala de Exposições, 2º piso do edifício da Biblioteca)
Nascido a 10 de fevereiro de 1926, António Domingues de Sousa Costa dedicou a sua obra à história medieval portuguesa e, sobretudo, à história eclesiástica. Ao longo de mais de quatro décadas, percorreu arquivos portugueses e estrangeiros, com particular insistência no Arquivo Apostólico do Vaticano, identificando e transcrevendo dezenas de milhares de documentos relativos a Portugal. Deste esforço resultaram numerosas publicações, entre as quais se destacam os Monumenta Portugaliae Vaticana.
Este colóquio pretende ser uma homenagem a este historiador, promovendo a reflexão e o diálogo em torno de temas por ele cultivados.
Entrada livre mediante inscrição prévia até às 12h de dia 09/02.
