Organizada pelo Grupo de Investigação do IEM, Imagens, Textos e Representações (ITR), a conferência “Messages from the Past: graffiti as cultural and spatial narratives in the Eastern Mediterranean”, decorrerá no dia 19 de fevereiro, entre as 16h00 e as 18h30, no Colégio Almada Negreiros, sala SC (piso 0), Lisboa.

A conferência contará com a contribuição de Mia Trentin (The Cyprus Institute, STARC / IEM – NOVA FCSH) e Doron Altaratz (Director of the Department of Photographic Communications at Hadassah Academic College, Jerusalem).

Mia Trentin
Ephemeral traces, enduring stories: deciphering Cypriot Medieval and Early Modern graffiti

Resumo da comunicação
Os edifícios históricos do Chipre são mais do que meros vestígios arquitectónicos do passado multicultural da ilha; encapsulam a sua história diversificada e vibrante, ao mesmo tempo que preservam as narrativas e as emoções intangíveis das comunidades passadas.
Os graffitis inscritos nestas estruturas oferecem uma visão única do passado, contando acontecimentos, orações e esperanças daqueles que viajaram para a ilha há muito tempo. Através de extensos estudos e análises, o rico corpus de graffiti cipriotas medievais e modernos emergiu como um recurso valioso, iluminando as dimensões íntimas da sociedade cipriota multicultural.
Esta apresentação explora a forma como o graffiti histórico não só melhora a nossa compreensão das comunidades passadas, como também estabelece uma ligação tangível entre o presente e o passado, ligando-nos a práticas e tradições antigas que continuam a ressoar hoje.

Nota biográfica
Mia Trentin é arqueóloga e historiadora, e trabalha com humanidades digitais. É membro da Sociedade de Antiquários de Londres (FSA).
Tem um currículo interdisciplinar, incluindo Arqueologia (BA), Estudos do Património Cultural (MA) e História Social (PhD), com uma tese sobre Graffiti Medieval ao longo das rotas de peregrinação do Norte de Itália.
De 2017 até ao início de 2024, trabalhou no The Cyprus Institute—STARC—APACLabs, colaborando com instituições locais e internacionais em documentação patrimonial. O seu foco específico foi nas ferramentas e tecnologias digitais para estudar a herança do graffiti cipriota.
Investiga a cultura escrita medieval e do início da modernidade em todos os aspetos, desde o estudo histórico tradicional e a edição de tipos de letra até à epigrafia. A sua experiência é em comunicação escrita informal – graffiti – com foco na expressão escrita e visual para recuperar práticas, atitudes e abordagens das pessoas do passado em relação ao espaço natural e antrópico envolvente.
Liderou os projetos GRAFMEDIA (GRAFfiti Mediterranean DIALogue, 2020-2021) e DIGIGRAF (DIGIizing GRAFfiti, 2022-2023), criando o primeiro repositório de acesso aberto para o estudo do graffiti medieval e da era moderna. Está também envolvida em consórcios de projetos da UE, com o objetivo de promover o graffiti cipriota na comunidade académica, na educação e na valorização através do envolvimento comunitário e da ciência cidadã.

Doron Altaratz
From walls to data: photographic and computational approaches to graffiti research

Resumo da comunicação
O graffiti é uma fonte original para explorar a cultura visual e a expressão das sociedades passadas. No entanto, a sua natureza efémera e a falta de consciência geral ameaçam a sua preservação, colocando-os em risco enquanto património. O primeiro passo necessário para garantir a sua preservação e fomentar o seu estudo é a documentação eficiente e ad hoc.
A comunicação apresentará os principais desafios e as soluções mais atualizadas para fornecer uma documentação eficiente e de alta qualidade do património do graffiti em todos os seus aspetos, combinando técnicas fotográficas tradicionais com ferramentas computacionais de última geração. Esta abordagem integrativa revela a relevância duradoura do graffiti como meio de expressão pessoal e memória colectiva ao longo do tempo.
Oferece-se, portanto, uma perspetiva transformadora sobre a investigação histórica do graffiti, unindo as metodologias tradicionais e tecnológicas. Sublinha o potencial das abordagens interdisciplinares para iluminar as vozes do passado, tornando-o um recurso inestimável para historiadores, arqueólogos e estudiosos das humanidades digitais.

Nota biográfica
O Dr. Doron Altaratz é diretor do Departamento de Comunicação Fotográfica do Hadassah Academic College, em Jerusalém. Como investigador académico e artista multidisciplinar com uma vasta experiência nas indústrias criativas, faz a ponte entre a tecnologia, a arte e os estudos críticos dos media. A sua investigação centra-se no papel da imagem computacional na preservação do património cultural, na crítica dos meios de comunicação e na automatização de processos de fotografia computacional.
Na sua prática artística, o Dr. Altaratz investiga a fotografia computacional, as instalações interativas, a computação física e a realidade mista, explorando as profundas implicações culturais e sociais dos sistemas computacionais na criação e perceção de imagens. O seu trabalho integra perfeitamente o pensamento crítico e práticas criativas inovadoras, promovendo um diálogo dinâmico entre a tecnologia e as artes.
Altaratz obteve um MPS. em Media Interativa pela Universidade de Nova Iorque e Ph. em Media e Comunicações pela Universidade Hebraica de Jerusalém. Contribuidor académico prolífico, as suas publicações abrangem temas como a fotografia computacional, o seu impacto na identidade profissional e a aplicação de tecnologias avançadas de imagem na documentação e preservação do património cultural.