O 59º Congresso Internacional de Estudos Medievais decorreu de entre os dias 9 e 11 de maio de 2024, em Kalamazoo, Michigan, EUA.

Organizado pelo Instituto Medieval da Western Michigan University, o Congresso Internacional de Estudos Medievais é um encontro anual que agrega milhares de estudiosos interessados ​​em Estudos Medievais. O Congresso abrange o estudo de todos os aspectos da Idade Média, estendendo-se até o final da antiguidade e o início do período moderno, incluindo – mas não se limitando – a história, língua, literatura, linguística, arte, arqueologia, religião, ciência, medicina, música, drama, filosofia, gênero, sexualidade, misticismo e tecnologia, bem como medievalismo.

Nesta edição, como já tem sido hábitos, participarão vários investigadores do IEM:

• Sessão Cine-Medievalismos

Sessão co-organizada por Alicia Miguélez, que também contribuiu com a comunicação “Medieval Art, Cinema, and Francoism“.

• Mesa redonda Bringing Medieval Chronicles to the Twenty-First Century

Mesa redonda co-organizada e presidida por Amélia P. Hutchinson, com a participação de Tiago Viúla de Faria.

• Sessão Iberian Chronicles in Global Context (1): Interrogating the Medieval in Medieval
    Chronicles

Sessão presidida por Amélia P. Hutchinson

• Sessão Iberian Chronicles in Global Context (2): Writing Women, Animals, and the Truth

Com a comunicação de Amélia P. Hutchinson, “Female Characters in Iberian Chronicles: Are They All the Same?“; e Tiago Viúla de Faria, com a comunicação “Fernão Lopes: A Framework for Approaching Medieval Animal Care?