O Congresso Medieval Internacional (IMC) oferece um fórum interdisciplinar para o compartilhamento de ideias relacionadas a todos os aspectos da Idade Média.

Desde a sua criação em 1994, o IMC reuniu investigadores de diferentes países, origens e disciplinas, proporcionando oportunidades de networking e desenvolvimento profissional num ambiente aberto e inclusivo.

É organizado e administrado pelo Instituto de Estudos Medievais da Universidade de Leeds e acontece aqui, no campus principal da universidade. Como resultado da pandemia do coronavírus, o IMC 2020 e o IMC 2021 foram hospedados online, sendo este último classificado como uma das maiores conferências virtuais em estudos medievais até à data. Desde 2022, o IMC tem sido realizado em formato híbrido, com a grande maioria dos delegados presentes pessoalmente.

O IMC 2022 foi o primeiro Congresso Medieval Internacional totalmente híbrido. Após o cancelamento do IMC 2020, o Foco Temático Especial foi ‘Fronteiras’. Foi realizado entre os dias 4 e 7 de julho de 2022.

Sendo a maior conferência académica do género na Europa, o IMC atrai regularmente mais de 2.700 medievalistas de todo o mundo. Ao proporcionar espaços de networking e socialização, procura fomentar uma comunidade académica. Também acolhe uma grande variedade de concertos, exposições e excursões, abertas aos delegados e ao público.