No dia 23 de outubro de 2024, pelas 16h00, decorrerá a 6ª Sessão do Seminário de Estudos Medievais de 2024, em modalidade online, via Zoom.

Esta sessão contará com a comunicação de Rolando Volzone e dedicar-se-á ao tema “Paisagens documentais, paisagens documentadas. Um excurso rumo à reconstrução das espacialidades monásticas medievais”.

Desde a Idade Média as comunidades religiosas têm moldado os valores ambientais, culturais e socioeconómicos europeus. Assumiram, no interior de Portugal, um papel essencial no (re)povoamento e na (re)construção física do território, promovendo a produção e o consumo responsável dos recursos primários, com reflexo na utilização sustentável dos recursos hídricos, conservação da biodiversidade e edificação.

O processo de extinção das ordens religiosas provocou uma rutura significativa nos seus ecossistemas. De facto, este mecanismo determinou o esvaziamento dos equipamentos monásticos, assim como o abandono e descaraterização dos terrenos envolventes, dificultando a reconstrução da paisagem medieval.

A análise de registos históricos dispersos e a produção de nova documentação, elaborada a partir de técnicas digitais, poderão contribuir para a definição das espacialidades monásticas medievais: paisagens documentais e documentadas do Alentejo e do Alto Minho.

Nota Biográfica

Arquiteto, investigador integrado no Instituto de Estudos Medievais (NOVA-FCSH) e investigador associado ao DINÂMIA’CET-Iscte, com foco no património religioso no sul da Europa, através de estudos interdisciplinares, combinando História Medieval, Moderna e Contemporânea, Arquitetura Paisagista, Arquitetura, Ciências da Computação e Políticas Públicas. Desde 2022, tem sido Professor Auxiliar e docente em programas de Mestrado e Doutoramento em Portugal e Itália. É o coordenador das conferências internacionais “Arquitecturas da Alma”, desde 2017. Em 2020 integrou o projeto nacional “CONVEMOS” e o projeto europeu “F-ATLAS”, liderado pela Università degli Studi di Firenze. Atualmente é investigador principal do projeto transHERITAGE. É membro do ICOMOS Portugal e integrado em dois Comités Científicos Internacionais, PRERICO e CIPA Heritage Documentation, bem como membro do Conselho Científico da rede Future for Religious Heritage (FRH). Mais recentemente, integrou duas ações COST (“MARGISTAR” e “Underground4Value”). É autor de várias publicações, editou livros internacionais e foi revisor de artigos científicos indexados. Além disso, participou em numerosas conferências nacionais e internacionais.